terça-feira, 23 de agosto de 2011

FATOS CURIOSOS - Boohbah Zone

Quando uma criança está crescendo ela tem um desenvolvimento cognitivo (a cognição é derivada da palavra latina cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção). Esse desenvolvimento pode ser facilitado por vários instrumentos, como músicas específicas, programas infantis, jogos, brinquedos, enfim, todas essas coisas de criança que achamos um pouco bobas são, na verdade, importantes na percepção que a criança tem do mundo.
Pensando nisso, vários programas de televisão foram desenvolvidos para instigar a cognição das crianças que assistem. Um desses programas é o - Boohbah - (vá para 1:50 min para ver as bizarrices coloridas) , da BBC, cujo público alvo são bebês e crianças pré-escolares.
A criadora, Anne Wood, é a mesma dos Teletubbies (aliás, percebe-se nitidamente a semelhança) e diz no site: "A concepção do show - visualmente e caso contrário, baseia-se em conceitos iniciais em ciência, matemática e arte e combina-os com 'magia televisual' para criar uma experiência de televisão exclusivamente engraçado." Citação colocada na wikipédia... percebe-se!

Depois criaram um site, o - Boohbah Zone -, onde podem ser encontrados joguinhos com os personagens e a temática do programa de TV.
O site toda hora está fora do ar e parece que por questões judiciais. A maior denúncia feita contra o Boohbah é a de que o site tem efeitos alucinógenos, parecidos com o da droga ecstasy, e por isso não é recomendado às crianças.



Esses efeitos, pelo jeito, não foram alguma coisa inventada, ao passo que muitas pessoas, ao redor do mundo, já alegaram que seus filhos têm comportamentos estranhos (euforia, excitação, felicidade incomuns à criança em questão) e alguns adultos também já se sentiram desconfortáveis ao acessar a página.
O problema é que todo esse efeito está nos movimentos, nas músicas e, principalmente, nas cores, o que torna toda a questão muito sutil, de maneira que poucos adultos sentem o efeito e, quando sentem, é muito mais brando. Desta forma, as denúncias são desacreditadas e o site sempre volta ao ar pouco tempo depois.

E aí? Quem arriscaria deixar o filho/sobrinho/primo/irmão entrar no Boohbah Zone?
Comentários
1 Comentários

1 comentários: