sexta-feira, 22 de julho de 2011

FATOS CURIOSOS - Por que "Juggernaut"???

O nome Juggernaut é derivado do sânscrito "Jagannātha", que é um dos vários nomes de Krishna, deidade indiana.

A História de Jagganatha:
Há milhares de anos, havia um rei muito piedoso, que buscava pela linda forma azulada do Senhor Krishna. Certa noite, o Senhor se aproximou do rei em sonho e disse que logo chegaria na forma de um tronco e disse-lhe que esse tronco transcendental deveria ser esculpido e adorado. Assim, foi chamado o grande arquiteto dos semideuses, mas, para emitir tal feito, o arquiteto impôs uma condição: sua meditação não poderia ser interrompida, não importasse quanto tempo ele levaria. Caso não se cumprisse o trato, ele desapareceria sem completar o serviço. O rei aceitou a condição, mas o tempo foi passando e ele foi ficando cada vez mais impaciente, ao que resolveu invadir o aposento. O arquiteto sumiu, como havia dito, mas deixou três imagens inacabadas: Jagannatha, Subhadra e Baladeva. Porém, devido ao grande amor e devoção do rei, as esculturas estavam inacabadas, sem mãos, sem pés etc, mas espiritualmente completas.


Conta-se que os adoradores desse Deus hindu, ao demonstrarem sua devoção, se jogavam em baixo do pesado carro que carregava a imagem de Jagannatha em procissão, para conseguir a salvação. Numa dessas, o carro ficou fora de controle, matando acidentalmente muitos de seus devotos. A visão dessa tragédia levou os britânicos a chamarem de "Juggernaut" todas as forças incontroláveis e destruidoras.


Pra quem não sabe, quando as HQ's dos X-Men foram publicadas pela GEP (Gráfica Editora Penteado), Juggernaut recebia o nome de Jaganata.
E, posteriormente, o personagem ficou conhecido como Fanático aqui no Brasil, em alusão aos adoradores da deidade hindu, que eram fanáticos ao ponto de se jogar embaixo de um carro pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário