terça-feira, 6 de março de 2012

Luto por Ralph McQuarrie

Luto por Ralph McQuarrie

Esta semana o universo nerd Perdeu uma grande lenda. Ralph McQuarrie morreu aos 82 anos no ultimo sábado (03/03/2012). McQuarrie sofria de mal de Parkinson, mas, ainda não foi divulgado a causa da morte.


Mas quem fui esse Ralph McQuarrie?

Ralph McQuarrie foi um designer visionário, que é praticamente responsável pelo lançamento da Trilogia Original de Star Wars. Ele foi procurado por Gerge Lucas para fazer a arte concentual do filme, que ficou tão boa que, ajudou a 20th Century Fox a apostar em Lucas e lançar o filme. Ele é responsável principalmente pelo designer do Darth Vader e Chewbacca e muitos outros elementos do mundo de Star Wars.


Mas, não parou por aí. O designer trabalhou com Steven Spielberg em Jurassic Park, Contatos Imediatos de Terceiro Grau e em E.T. - O Extraterreste, criando os conceitos para as naves alienígenas, contribuiu em Os Caçadores da Arca Perdida, e ganhou um Oscar em 1986 pelos efeitos visuais de Cocoon.


McQuarrie também trabalhou como consultor e designer de conceito em Star Trek IV: The Voyage Home, O Milagre Veio do Espaço e Battlestar Galactica.

Ele recusou a trabalhar na nova trilogia, será que ele ja previa algo?



George Lucas publicou uma mensagem no site em homenagem a Ralph McQuarrie.

"Estou profundamente triste pela morte de um homem tão visionário e tão humilde. Ralph McQuarrie foi a primeira pessoa que contratei para me ajudar a criar Star Wars. A sua contribuição genial, na forma de incomparáveis pinturas de produção, impulsionaram e inspiraram todo o elenco e a equipe na trilogia original de Star Wars. Quando palavras não podiam transmitir minhas ideias, eu sempre podia apontar para as ilustrações de Ralph e dizer, 'Faça assim'.

Além dos filmes, sua arte tem inspirado pelo menos duas gerações de jovens artistas - todos que aprenderam com Ralph que filmes são projetados, desenhados. Como eu, eles ficaram emocionados por seu olho vivo e sua imaginação criativa, que sempre levaram os conceitos ao seu patamar mais ideal. De muitas formas, ele foi o pai generoso de uma revolução na arte conceitual que nasceu do seu trabalho e que tomou a imaginação de milhares e impulsionou-os para a indústria cinematográfica. Nesse sentido, vamos nos beneficiar da sua obra por muitas gerações. Além disso, sempre lembrarei dele como um amigo e colaborador gentil, paciente e incrivelmente talentoso".


Ralph McQuarrie, esteja onde estiver, muito obrigado por nos entregar um mundo mais mágico para nós, nerds! QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCE!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Super triste isso, mas genios como ele não morrem, ficam marcados na historia pra sempre ;)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, virou lenda na vida de milhares de nerds!!!

    ResponderExcluir